Bandeira Azul em sete praias do concelho de Almada
Ambiente
Na época balnear de 2020, sete praias da Costa da Caparica vão hastear Bandeiras Azuis, mantendo-se as distinções de 2019. O tema é, este ano, «De Volta ao Mar, Com a Atitude de Mudar»

Tal como em 2019, as sete praias almadenses, cuja candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Almada (CMA), foram distinguidas, em 2020, com a Bandeira Azul, galardão da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

As praias com Bandeira Azul são:

- São João da Caparica

- CDS-Santo António

- Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho

- Praia Nova

- Mata

- Rainha

- Sereia

Esta é uma distinção que, ano após ano, reconhece a qualidade das praias da Costa da Caparica, uma das maiores zonas balneares da Área Metropolitana de Lisboa.

A CMA aguarda também a informação sobre as candidaturas apresentadas ao Galardão Praias de Ouro e Praias Acessíveis mais informações.

Totais nacionais

A ABAE anunciou que 360 praias, 18 portos de recreio/marinas e 9 embarcações ecoturísticas foram galardoadas pelo Júri Internacional, em 2020, com a Bandeira Azul.

Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 47 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se mantenha no primeiro lugar no que diz respeito à percentagem de praias galardoadas, face ao total de designadas do País.

A atribuição da Bandeira Azul visa promover o desenvolvimento sustentável nas zonas balneares, valorizando-se a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, os serviços disponíveis e a segurança.

Os resultados do Programa Bandeira Azul 2020 foram conhecidos esta quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, Dia do Mar e da Marinha Portuguesa.

Em 2020, «De Volta ao Mar, Com a Atitude de Mudar»

Este ano, considerando o contexto em que vivemos, a ABAE lembra que «não podemos ir à praia da mesma forma» e que a «beira-mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas agora implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual.»

Assim, o tema de 2020 é De Volta ao Mar, Com a Atitude de Mudar.

Os principais objetivos são:

- Mudar a forma como nos relacionamos com o mar e com os outros;

- Mudar a forma como usufruímos da praia;

- Mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente.

Mais informações
Associação Bandeira Azul da Europa
www.bandeiraazul.abae.pt

21/05/2020