Selo Clean & Safe
Turismo
Para promover o nosso país como destino seguro, o Turismo de Portugal lançou o selo «Clean & Safe». Saiba como pode obter esta distinção certificada e gratuita.

O Turismo de Portugal lançou o selo «Estabelecimento Clean & Safe» para as empresas do setor do turismo.

O objetivo é:
     • Transmitir às empresas informação sobre as medidas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos;
     • Reconhecer o esforço das empresas deste setor na implementação de medidas que vão ao encontro das recomendações da Direção-Geral da Saúde;
     • Promover Portugal como destino seguro e com uma atuação coordenada por parte de todas as empresas do setor, reforçando a confiança do turista.

Este programa é certificado e de inscrição gratuita e tem como destinatários os empreendimentos turísticos, alojamento local, estabelecimentos de restauração e bebidas, empresas de animação turística e agências de viagem inscritas nas plataformas de Registo Nacional de Turismo.

Como pode obter o selo «Clean & Safe»

Todas as empresas que pretendam obter o selo «Estabelecimento Clean & Safe» deverão cumprir o conjunto de disposições constantes na Declaração de Compromisso que está disponível na plataforma digital do Balcão do Empreendedor.

 

Para obter este selo é necessário a inscrição no programa de formação online «Clean & Safe», que pretende sensibilizar as empresas turísticas para os procedimentos mínimos de limpeza, higiene e medidas básicas de Prevenção e Controlo da Infeção Covid-19.

O programa de formação tem a duração de 3 ou 4 horas (consoante o tipo de empresa) e está disponível em vários horários, repartidos por duas sessões.

No final do programa de formação os participantes devem delinear um esboço de Protocolo Interno adaptado à sua organização.

 

Só depois da validação, associada ao seu número de registo no Turismo de Portugal, é que as empresas são autorizadas a utilizar o Selo nas suas instalações físicas e nas plataformas de promoção e comercialização.   
 
Para garantir o cumprimento das recomendações, o Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

 

Consulta aqui mais informações e inscrições no programa de formação Clean&Safe.

 

14/05/2020