teste
COVID-19
A medida abrange os profissionais de prestação de cuidados de saúde nos estabelecimentos residenciais de apoio social a idosos ou pessoas portadoras de deficiência e dos serviços de apoio domiciliário de IPSS, do concelho de Almada.

Os testes de diagnóstico e rastreio, realizados por técnicos do Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal e Hospital Garcia de Orta, arrancaram esta terça-feira, dia 28 de abril.

Estão abrangidos todos os profissionais de prestação de cuidados de saúde nos estabelecimentos residenciais de apoio social para idosos, pessoas portadoras de deficiência e serviços de apoio domiciliário de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), do concelho de Almada, que ainda não tenham sido testado.





Visitas técnicas antecederam realização dos testes

As visitas técnicas, que antecedem a realização de testes de diagnóstico e rastreio à Covid-19, arrancaram no dia 27 de abril.

Deslocaram-se às instituições equipas multidisciplinares, coordenadas pela Câmara Municipal de Almada – Serviço Municipal de Proteção Civil que também assegura o apoio logístico.

O objetivo foi clarificar e planificar os procedimentos a desenvolver, bem como garantir que todas as condições de segurança sanitária são cumpridas nestas IPSS.

A realização destas visitas técnicas e destes testes de diagnóstico e rastreio nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi articulado numa reunião, por videoconferência, onde participaram representantes dos municípios, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, na qualidade de coordenador da Execução da Declaração do Estado de Emergência na Região de Lisboa e Vale do Tejo, o primeiro-secretário da AML, Carlos Humberto de Carvalho, membros da comissão executiva da AML, e representantes locais, regionais e distritais da Proteção Civil, Segurança Social e da Saúde.

 

29/04/2020