Stop Vespa
Saúde
Face ao início da atividade da vespa velutina ou vespa asiática nesta altura do ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil arranca, este mês de abril, com a colocação de armadilhas para a deteção e captura em vários locais do concelho.

A vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie com perigo para a saúde pública porque, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo.

Segundo a Direção-Geral da Saúde «o tratamento da picada requer os cuidados habituais para picada deste tipo de insetos».

A presença desta espécie de vespa tem vindo a aumentar em Portugal, estando referenciados alguns casos no distrito de Setúbal, incluindo um caso já validado no concelho de Almada.

Ação do Município

A Câmara Municipal de Almada (CMA) inicia em abril, por vários locais do concelho, a colocação de armadilhas entomológicas para captura e deteção de Vespa velutina, com vista à monitorização e controlo da população desta espécie.

A CMA promove ainda a destruição dos ninhos primários e secundários de vespa velutina, que são detetados no concelho, como medida de controlo da propagação desta espécie.

O que fazer se detetar um ninho de vespa velutina?

Todos os avistamentos de vespa velutina ou dos respetivos ninhos devem ser comunicados à CMA - Serviço Municipal de Proteção Civil, através do telefone (212 946 578/9) ou por e-mail (proteccao.civil@cma.m-almada.pt) ou através de registo na plataforma nacional STOP Vespa.

Cada observação é importante para monitorizar a expansão da vespa velutina, contribuindo para uma mais rápida localização e remoção dos ninhos.

A vespa velutina ou vespa asiática

A vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie de vespa não indígena, predadora da abelha europeia.

Apresenta um comprimento médio de cerca de 2,5 cm, possui as extremidades das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas um segmento amarelo.

Constrói dois tipos de ninhos:

- Ninhos primários: construídos entre abril e junho, têm o tamanho aproximado de uma bola de ténis com uma pequena entrada pelo fundo e localizam-se em locais protegidos;

- Ninhos secundários ou definitivos: construídos entre os meses de junho e outubro, podem atingir dimensões de cerca de 80 cm de altura e 60 cm de diâmetro. Podem localizar-se nas copas das árvores, em edifícios ou mesmo no subsolo.

Saiba mais

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

STOP Vespa

Direção-Geral da Saúde

Mais informação
Câmara Municipal de Almada
Serviço Municipal de Proteção Civil
Rua dos Lusíadas - Bairro do Matadouro, Pragal
Tel.: 212 946 578/9
E-mail: proteccao.civil@cma.m-almada.pt

17/04/2020