Sessão de abertura 20.ª Festa do Cinema Francês
Cinema
No dia 9 de outubro, Almada recebeu a 20.ª Festa do Cinema Francês, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. Esta é uma edição que prestigia a crescente diversidade da sétima arte francesa, convidando a rever alguns dos seus clássicos, até 13 de outubro.
A 20.ª Festa do Cinema Francês (FCF) percorre oito cidades portuguesas com o propósito de celebrar a criação cinematográfica francesa. Almada é uma das cidades que acolhe esta Festa do cinema que, também, se apresenta como um espaço de diálogo entre o público e os realizadores dos filmes em exibição.
 
Em Almada, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, é a «grande tela» que servirá à programação da Festa do Cinema Francês. O espaço municipal convida o público a conhecer ou reviver uma mostra de vários géneros, destinados às diversas preferências e faixas etárias.
 
Até 13 de outubro, a plateia pode pôr à prova as suas emoções, através de géneros que vão do drama à comédia, passando pelo género animado e pela futurista ficção científica.
  
Na sessão de abertura (9 de outubro), Almada contou com sala cheia para assistir ao primeiro filme da Festa do Cinema Francês. A projeção eleita foi «Place Publique», tendo a sua realizadora, Agnès Jaoui, marcado presença. A realizadora prestigiou o encontro, declarando ser um prazer estar em Almada e reservando um momento de diálogo, no final da exibição, com o público presente.
 
Projeto «Ciné Cerca»
  
Este encontro destinado à arte cinematográfica foi, também, palco para o anúncio dos quatro premiados da primeira edição do projeto «Ciné Cerca» - residência de escrita para cineastas, a decorrer na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada.
  
A eleição dos quatro premiados da residência de escrita teve como base a seleção de projetos de longas-metragens documentárias ou de ficção.
 
Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, presidiu à sessão de abertura, evidenciando a importância do projeto «Ciné Cerca» e sublinhando que este é um dispositivo único em Portugal.
 
As sessões na residência de escrita têm como missão, permitir aos autores-realizadores aprofundar o seu cenário de longa-metragem, beneficiando do acompanhamento de cineastas experientes.
 
O evento contou com a presença da embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, Agnès Jaoui, realizadora e com a presença do promotor do projeto «Ciné Cerca», Pierre Primetens.
 
A FCF é organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a SERENA Productions, com a colaboração local da rede das Alliances Françaises, e em parceria com UniFrance Films e as Câmaras Municipais das cidades onde decorre.
 
Consulte a programação da FCF em https://tinyurl.com/y633xjnf.
 
Sessão de abertura 20.ª Festa do Cinema Francês
 
10/10/2019