Praia Acessível - Praia para Todos
Outros
Desde o final do mês de junho que a praia do Tarquínio/Paraíso, situada na frente urbana de praias da Costa da Caparica, tem o estatuto de «Praia Acessível – Praia para Todos». A praia está agora dotada com rampa de acesso ao areal, cadeira anfíbia, entre outros equipamentos que facilitam o usufruto da praia a pessoas com mobilidade condicionada.
A atribuição do estatuto de «Praia Acessível – Praia para Todos» à praia do Tarquínio/Paraíso decorre da candidatura do Município de Almada ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, para execução de um acesso adequado a pessoas com necessidades especiais na frente urbana de praias da Costa de Caparica.
  
No âmbito da candidatura, que implicou um investimento de cerca de 42 mil euros, com cofinanciamento do Turismo de Portugal, foram implementadas as condições de acessibilidade à praia do Tarquínio/Paraíso.
 
O conceito de acessibilidade implica a máxima autonomia, permitindo a cada pessoa executar as operações autonomamente, com recurso a soluções técnicas e arquitetónicas que não discriminem.
 
Desta forma, além do acesso à zona de estacionamento e de circulação no pontão, a intervenção implicou a instalação de equipamento específico – cadeira anfíbia e tapete – que permite a circulação no areal e a ligação ao plano de água.
 
A Câmara Municipal de Almada estabeleceu, também, um protocolo com a entidade gestora do respetivo apoio de praia, de forma a garantir que o mesmo dispõe de WC adaptado a utilizadores com limitações de mobilidade, assegurando ainda a gestão do equipamento disponibilizado no areal.
 
A praia do Tarquínio/Paraíso está, durante esta época balnear, classificada como «Praia Acessível – Praia para Todos», tal como a praia da Rainha (esta última, classificada de «Praia Acessível» desde 2017).
 
08/08/2019