Aviso à população - Queimadas e queimas proibidas
Segurança
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) emitiu um Alerta Laranja por risco de incêndio rural. Esteja atento e siga as medidas de proteção.
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, destaca-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio, motivado pela persistência de valores elevados de temperatura máxima, diminuição da humidade relativa do ar e ocorrência de vento do quadrante leste.
 
Prevê-se a subida dos valores de temperatura máxima, os quais poderão atingir hoje valores de 37.º C na região Sul, a manter-se nos próximos dias. A temperatura mínima também pode subir.
 
O vento deverá soprar do quadrante leste, voltando a intensificar ao final da tarde, quadro que se prevê manter-se amanhã.
 
A humidade relativa do ar poderá ser inferior a 15% em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa. Prevê-se que estes teores diminuam amanhã.
 
Os índices de risco de incêndio sejam muito elevados, com agravamento previsto para os próximos dias.
 
O alerta de incêndio deve ser dado para o número 112.
 
Medidas de proteção
 
O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
 
Consulte ainda as proibições e restrições em vigor no sítio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
30/05/2019