Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica->


Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica


Esta obra prima natural, esculpida pelo mar e desenhada pelo vento em tempos remotos, representa um elemento incontornável do património natural do concelho de Almada. As várias ravinas sulcadas na rocha debruçam-se sobre um manto verde que desagua num leito de dunas tão claras quanto a translucidez do oceano, uns metros mais adiante.

 Ao longo de 13 km de comprimento, este monumento natural de 1500 hectares, paralelo à linha marítima, estende-se desde a Trafaria até à Lagoa de Albufeira formando uma escarpa que impressiona tanto pela forma como se ergue em relação ao nível do mar, como também pela beleza da paisagem que se descobre na orla da falésia.

A Arriba Fóssil foi classificada como Paisagem Protegida em Maio de 1984, salvaguardando não só a área compreendida entre a cidade da Costa da Caparica e a Lagoa da Albufeira como a Mata dos Medos , uma área natural contígua onde abundam o pinheiro manso, a sabina-das-areias, o sanguinho-das-sebes e os aromáticos rosmaninho e tomilho.

 Nesta grande escarpa de rochas sedimentares, reservatório de fósseis de antigos seres marinhos, existem motivos para sensações sublimes.  A frescura da praia e das dunas convida a um desvendar dos trilhos que adentram o verde da mata envolvente até ao limite da Arriba.

No alto da falésia, há espaço para convívio e acção na amplitude de um extenso pinhal repleto de recantos únicos. Nesta reserva natural, com percursos pedestres e parque de merendas para piqueniques, o descanso encontra-se com a beleza num ambiente feito de cheiros e sombras. Na orla escarpada, virada a oeste, estarrecem-se os sentidos e serenam as ansiedades com a vista alcançada sobre um Atlântico que parece não querer terminar.