Jardim do Castelo->


Jardim do Castelo - pormenor de coreto e bancos ondulantes

Situado nas imediações do castelo de Almada, o Jardim do Castelo apresenta-se como um espaço pleno de encanto e delicadeza.

 Nos anos noventa, a Câmara Municipal de Almada no âmbito do seu projecto de recuperação do Núcleo Histórico de Almada Velha, recuperou o Jardim do Castelo, tornando-o bastante mais apelativo e sofisticado. O jardim ganhou um novo rosto, novo mobiliário urbano e viu renovada toda a zona infantil com equipamentos de brincadeira mais atractivos para os mais pequenos.

Nos momentos de imaginação e criatividade dos miúdos, também os pais podem apreciar as subtilezas deste jardim de serenidade. Podem folhear um livro, recostados nos bancos ondulantes que fazem recordar o marulhar das ondas do Tejo, ou simplesmente caminhar até aos varandins românticos do miradouro que se debruça sobre o rio.

O leito sublime do Tejo funde-se com a imensidão celeste, emudecendo quem contempla este cenário de horizontes inefáveis.
 
O final de tarde torna o Jardim do Castelo especialmente delicioso. As tonalidades das flores e relvados reflectem a luz do crepúsculo, tornando-se coadjuvantes com a matriz escura dos muros da fortaleza.

É tempo de deixar o jardim adormecer com a noite, ou talvez experimentar o restaurante Amarra o Tejo, um local que alia boa comida a uma vista de deslumbres ímpares. No regresso a casa, é unânime a sensação de leveza que acompanha quem encontrou este pequeno tesouro de singeleza e tranquilidade.