Residência Artística no Convento dos Capuchos - Ópera Soror Mariana Alcoforado->


Audições para o Coro da Ópera Soror Mariana Alcoforado
Ópera Soror Mariana Alcoforado, uma residência artística produzida e realizada no e para o Convento dos Capuchos.

Com a criação e apresentação desta Residência Artística procuramos revelar a relação amorosa de Soror Mariana Alcoforado, freira do Mosteiro da Conceição de Beja, com um oficial francês, Noël Bouton, Marquês de Chamilly, durante as Guerras da Restauração (1640-68).
 
Este espetáculo foi concebido e produzido para estreia absoluta no Convento dos Capuchos, pela Musicamera que, a convite da Câmara Municipal de Almada, selecionou e orientou os 37 coralistas para, em ambiente de residência artística realizaram 14 oficinas de expressão vocal e de movimento além de 8 ensaios, num total de 120 horas.
 
A apresentação do espetáculo inédito decorreu nos dias 16 e 17 de junho de 2017 no Convento dos Capuchos, no concelho de Almada.
 
Os agrupamentos de escola Ruy Luis Gomes e Francisco Simões assumiram o registo fotográfico e de vídeo proporcionando o discurso expositivo deste programa que estará patente ao público, até a abertura do ano letivo, na nova galeria de exposições temporárias do Convento.
 
Os alunos do curso profissional de gestão de eventos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto garantiram, em regime de coprodução, as tarefas de gestão do público e apoio à direção de cena.
  
A Escola Secundária António Gedeão concebeu o registo áudio de uma possível leitura das Cartas de Mariana Alcoforado.
 
A Universidade Sénior D. Sancho I e um grupo de 7 voluntários construíram e selecionaram o guarda-roupa. Destacando-se neste processo a preciosa cedência das peças do guarda-roupa, da Companhia de Teatro de Almada e da Escola Secundária Anselmo de Andrade.
 
O processo criativo de uma obra performativa complexa, como é o de uma ópera, resultou no que hoje vamos poder fruir quer na exposição Diário de uma residência artística quer nas restantes duas apresentações da Ópera Soror Mariana Alcoforado construída no e para o Convento dos Capuchos.
 
Por isso, a todos agradecemos.
 
Assista ao espetáculo integral em https://youtu.be/WgpsYp6TdFE
 
Leia o libreto da ópera em https://tinyurl.com/y4vk96bw