Dia Municipal para a Igualdade de Género->

No dia 24 de outubro, a Câmara Municipal de Almada assinala, desde 2015, o Dia Municipal para a Igualdade, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género.

A autarquia promove um conjunto de iniciativas com o objetivo de contribuir para a sensibilização da comunidade sobre as questões da Igualdade de Género.
 
Em 2016 foi dinamizada a oficina Em Cada Rosto Igualdade com Câmaras de Desenhar. Juntando todos os retratos dos participantes foi escrita a palavra Igualdade. No mesmo dia foram distribuídas fitas que assinalam a comemoração do Dia Municipal para a Igualdade.

No dia 25 de outubro de 2016, no Fórum Municipal Romeu Correia, decorreu o Encontro Educar para os Direitos Humanos. Um dos objetivos foi contribuir para dotar docentes, educadores e educadoras e pessoal técnico, de informação e conhecimento para a abordagem de questões sobre a Igualdade de Género nos projetos educativos. 

Foi também lançado no dia 2 de novembro de 2016, o concurso A Igualdade em Cartaz, destinado a jovens de Almada, entre os 15 e os 20 anos. O cartaz premiado, da autoria de Raquel Novais, foi a imagem das Comemorações Municipais do Dia Internacional da Mulher 2017. 

Em outubro de 2017 foi inaugurado um mural dedicado à Igualdade de Género, da autoria de Vanessa Teodoro, conhecida no meio artístico como The Super Van. A diversidade e a individualidade de cada pessoa é representada através dos vários padrões e do contraste entre o preto e o branco.
  
«Cada um flui de uma forma própria na composição, são como peças de um puzzle maior, que, quando vistas num todo, encaixam harmoniosamente. Existe um respeito pelo espaço de cada cor, evitando-se assim as famosas “áreas cinzentas”», explica a autora. O mural foi realizado na fachada de um edifício desabitado, em setembro de 2017, no âmbito do I Festival Urbano de Almada – Mostra de Graffiti, na zona do Caramujo-Romeira.

   Concurso A Igualdade em Cartaz 2016  Mural Igualdade de Género, da autoria de Vanessa Teodoro   Cartaz premiado, da autoria de Raquel Novais, imagem das Comemorações Municipais do Dia Internacional da Mulher 2017