Henrique de Barros->


Henrique de Barros


Henrique Teixeira Queirós de Barros, filho do poeta educador, jornalista e ministro da I República, João de Barros, foi ao longo da sua vida um prestigiado cidadão antifascista e democrata. Foi um professor catedrático no Instituto Superior de Agronomia, economista agrário e investigador com uma vasta obra de valor académico e científico.
 
Henrique de Barros foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, integrando as listas do Partido Socialista, na sequência das primeiras eleições livres após o 25 de Abril de 1974. Em 1974 e 1977 foi membro do Conselho de Estado, chegando a Ministro de Estado do I Governo Constitucional e Vice-Primeiro Ministro em 1976/1977.

Durante os 48 anos da ditadura em Portugal, Henrique de Barros foi um resistente antifascista, tendo participado activamente em várias organizações e movimentos contra o regime ditatorial. Deste período destaca-se o seu empenho no Movimento de Unidade Democrática (MUD), assumindo sempre a sua condição de cooperativista militante.

Pelo seu exemplo de cidadania e também pelo seu contributo no património cultural e político, a Câmara Municipal de Almada por deliberação camarária de 19 de Junho de 2006, decidiu homenagear Henrique de Barros, atribuindo-lhe a Medalha de Ouro da Cidade de Almada.