Salgueiro Maia->


Salgueiro Maia


Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944 em Castelo de Vide.

Após ter terminado o ensino secundário no Liceu Nacional de Leiria, licenciou-se em Ciências Sociais e Politicas. Ingressa na Academia Militar de Lisboa em 1964 e quatro anos mais tarde, é integrado na 9ª Companhia de Comandos enviada para Moçambique.
 
Após as participações na Guerra Colonial, Moçambique e Guiné, regressa a Portugal em 1973 integrando a Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas. Após o 16 de Março de 1974 e do Levantamento das Caldas, Salgueiro Maia comandou a fileira de carros de combate, a 25 de Abril de 1974, cercando os ministérios no Terreiro do Paço conseguindo a rendição oficial de Marcello Caetano no Quartel do Carmo.

Em Novembro de 1975 afasta-se da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e é transferido para os Açores. Em 1984 regressa à Escola Prática de Cavalaria, seguindo sempre a sua actividade militar e sem aceitar quaisquer cargos de poder.

Pela coragem exemplar, pelo seu papel de relevo na história contemporânea portuguesa, a Câmara Municipal de Almada homenageou o Capitão de Abril agraciando-o com a Medalha de Ouro da Cidade em Novembro de 2004.