Fernando Lopes-Graça->


Fernando Lopes-Graça


Fernando Lopes-Graça nasceu a 17 de Dezembro de 1906 em Tomar.
 
Notável compositor e musicólogo contemporâneo, estudou em Coimbra no Conservatório Nacional apresentando-se pela primeira vez como compositor em 1929.
 
Na década de trinta parte para Paris onde frequenta Musicologia na Universidade de Sorbone. Neste período da sua carreira, o seu estilo musical adquire uma orientação de timbre nacionalista, passando a utilizar elementos harmónicos, melódicos e rítmicos do folclore português.
 
Regressou a Portugal em 1939 e passou a exercer uma intensa actividade como compositor, critico, pianista, publicista, organizador e regente de coros populares. Nos anos quarenta vence por três vezes o Prémio de Composição do Circulo da Cultura Musical, funda uma organização de concertos de música moderna intitulada “Sonata” e cria uma revista especializada denominada Gazeta Musical.
 
Fernando Lopes-Graça dedicou a sua vida à recolha de temas tradicionais sobre os ritmos e cantares do povo português, conseguindo atingir um rigor que torna a sua obra, num dos grandes contributos para o estudo etnográfico em Portugal.
 
A Câmara Municipal de Almada por deliberação camarária de 4 de Março de 1977, decidiu homenagear este compositor e musicólogo, atribuindo-lhe a Medalha de Ouro da Cidade de Almada. O seu nome foi ainda atribuído ao Auditório do Fórum Municipal Romeu Correia.