Romeu Correia->
Romeu Correia


Romeu Henrique Correia nasceu a 17 de Novembro de 1917 em Cacilhas.

Iniciou a sua vida profissional como bancário, mas desde muito cedo sentiu uma apetência pelas artes e o desporto. Desportista, escritor e dramaturgo, autor de obras como Trapo Azul (1948), Calamento (1950), Bonecos de Luz (1961) ou o Vagabundo das Mãos de Oiro (1960), Romeu Correia dedicou quase toda a sua obra romanesca e dramatúrgica a Almada e às suas gentes, descrevendo as várias actividades profissionais, as suas vidas e o seu quotidiano de labuta.

Recebeu vários prémios literários dos quais se destacam Prémio Casa da Imprensa, recebido em 1962 e 1975, o Prémio de Teatro 25 de Abril da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, recebido em 1984 ou ainda o Prémio da Crítica conquistado em 1962 pela sua peça o Vagabundo das Mãos de Oiro. Algumas das suas obras estão traduzidas em chinês, búlgaro, alemão e húngaro.

Pelo seu contributo na Literatura Portuguesa e também pela dedicação que sempre devotou a Almada, a Câmara Municipal decidiu homenagear Romeu Correia com a Medalha de Ouro da Cidade em 1978.