Henrique Barbeitos->


Henrique Barbeitos

Henrique Barbeitos nasceu em Barcelos a 19 de Março de 1907, no seio de uma família de republicanos bastante conceituada no Minho.

 Aluno do Colégio Militar em Lisboa, ingressou mais tarde na Faculdade de Medicina de Coimbra, realizando os anos de internato no Hospital Dona Estefânia em Lisboa.  

Em 1937 estabelece-se em Almada onde montou o seu consultório.
 
Homem de convicções fortes e de grande preocupação social, Henrique Barbeitos foi nomeado por concurso público, director do Dispensário de Assistência aos tuberculosos do concelho de Almada, realizando uma obra notável a vários níveis através da imposição de um intenso rastreio escolar e fabril da tuberculose pulmonar.

A generosidade deste homem nobre, conseguiu minorar o alastramento da tuberculose às várias freguesias do concelho de Almada possibilitando a realização de micro-radiografias e vacinações BCG.
 
A sua carreira na medicina foi complementada com uma participação activa em prol da liberdade e da justiça social. Nos anos quarenta integrou o Movimento da Unidade Nacional Anti-Fascista e o Movimento de Unidade Democrática, lutando sempre por uma sociedade mais justa e digna para todos.
 
Como grande amigo de Almada, lutador incansável e sócio honorário de quase todas as colectividades do concelho, a Câmara Municipal de Almada por deliberação camarária de 6 de Maio de 1977, decidiu homenageá-lo com a Medalha de Ouro da Cidade.