Pegada ecológica
Ambiente
Em qualquer dia
Horário
Qualquer dia e qualquer hora
Local
Online
Esta época, em que muitos de nós ainda estamos em casa, é uma boa altura para conhecer os impactos no Planeta dos nossos hábitos diários e pensarmos o que podemos mudar para que, quando tudo voltar à normalidade, adotarmos rotinas e um modo de vida mais sustentável.

A Câmara Municipal de Almada, juntamente com uma equipa de cientistas, colaborou na criação de uma calculadora, adaptada especificamente para Almada, que permite conhecer qual o impacto individual de cada um no ambiente e como podemos tornar os nossos hábitos diários mais sustentáveis.

Através da resposta a algumas perguntas simples sobre o tipo de alimentação que temos, a tipologia de casa em que habitamos, como usamos a energia no dia a dia, o que fazemos aos resíduos que produzimos, como nos deslocamos para a escola e para o trabalho, podemos ter uma noção da parcela de Planeta Terra e os recursos naturais necessários para assegurar o nosso estilo de vida.

Esta calculadora apresenta ainda um resultado do «número de Planetas Terra» que seriam necessários se todas as pessoas que, connosco partilham o mundo, tivessem o mesmo modo de vida.

A calculadora dá também sugestões de como reduzir essa pegada, adotando hábitos e opções de consumo mais sustentáveis em áreas como a alimentação, a mobilidade quotidiana ou a energia.

Onde e como calcular a sua Pegada Ecológica?

Calculadora da Pegada Ecológica em Almada

No final, reflita sobre o que pode mudar no seu dia a dia.

Almada, um Município pioneiro

Pioneira a trabalhar com o indicador de sustentabilidade Pegada Ecológica desde 2003, Almada é uma das seis cidades portuguesas parceiras no projeto «Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses», desenvolvido em conjunto com a ZERO, Global Footprint Network e Universidade de Aveiro.

  

organização
Câmara Municipal de Almada
condições de participação
Online e gratuito
informações
Informações
Câmara Municipal de Almada
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Rua Bernardo Francisco da Costa, 40, Almada
www.m-almada.pt/ambiente