- » Almada Cidade Educadora
- » Campanha #simcidadeeducadora
- » Sorri, estás em Almada
- » Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares
- » Ministério da Educação
- » Rede Escolar do Concelho
- » Normas e Regulamentos
- » Benefícios Públicos - Candidaturas
- » Congresso Cidades Educadoras 2015
- » Receção à Comunidade Educativa 2019/2020
Educação

Almada assume-se como uma cidade educadora e do conhecimento, apostando no ensino como um pilar estratégico do desenvolvimento local.
O concelho está dotado de uma ampla rede de estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao ensino superior, passando pelo ensino profissional, ensino sénior e escolas nocturnas. Actualmente existem 129 estabelecimentos, para um total de 34618 alunos.
Cerca de 45% dos estabelecimentos pertencem à rede pública, mas existe ainda uma boa oferta de escolas particulares. Mais de metade das escolas disponibilizam actividades de tempos livres antes e após o horário regular, facilitando a organização das famílias almadenses.
Por ter responsabilidades directas ao nível do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, a Câmara Municipal de Almada elaborou uma Carta Educativa onde diagnosticou as necessidades e as prioridades: criação das condições de segurança dos edifícios e equipamentos, criação e modernização dos refeitórios escolares, remodelação das instalações sanitárias, criação de bibliotecas escolares, adaptação de espaços e acessos às crianças e alunos com mobilidade reduzida.
Para quem não quer seguir o ensino regular, existe a oferta do ensino profissional, com uma forte ligação ao trabalho principalmente regional e local visando uma aprendizagem que valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.
Em grande força encontra-se o ensino superior. Almada é o 2º maior pólo universitário da Área Metropolitana de Lisboa, destacando-se pelo seu pólo universitário com sete instituições: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Piaget (inclui a Escola Superior de Educação e o Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares), Escola Superior de Saúde Egas Moniz, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Escola Naval e Escola Superior de Tecnologias Navais.
E porque não há idades para aprender, Almada disponibiliza ainda Universidade Sénior de Almada (USALMA), frequentada por cerca de 700 formandos e 80 docentes.
A rede educativa de Almada incorpora ainda ofertas formativas não formais, como a Academia de Música de Almada, o Centro de Arte & Comunicação Visual (Ar.Co) e as Escolas Nocturnas do Clube Desportivo da Cova da Piedade, que prepara estudantes para as provas de ingresso ao ensino superior, desenvolveu cursos de Português para Estrangeiros e de Inglês para Portugueses.