Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorFlora do Parque da Paz
Flora do Parque da Paz seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O Parque da Paz inclui uma grande diversidade de espécies vegetais, tanto de herbáceas, como de arbustos e árvores.
 
Desde a sua origem, já foram plantadas no parque várias dezenas de milhar de árvores, das quais se destacam o pinheiro-manso (Pinus pinea), a oliveira (Olea europaea), a ameixoeira-de-jardim (Prunus cerasifera var. pissardi), a árvore-dos-rosários (Melia azedarach), o plátano (Platanus x hispanica) e diferentes espécies de carvalhos (Quercus spp.).
  
Na zona da mata predominam as espécies espontâneas ou originais, das quais o sobreiro (Quercus suber) é a árvore dominante, seguido do pinheiro-manso, da oliveira e do pinheiro-bravo (Pinus pinaster).
 
No que se refere aos arbustos, encontram-se espécies nativas, como é o caso do rosmaninho (Lavandula stoechas), murta (Myrtus communis), medronheiro (Arbutus unedo), estevinha (Cistus salvifolius), carrasco (Quercus coccifera) e gilbardeira (Ruscus aculeatus), localizados sobretudo, na sua forma espontânea, na zona da mata, na proximidade do Vale do Chegadinho.
 
O alecrim (Rosmarinus officinalis), o loureiro (Laurus nobilis), a santolina (Santolina sp.), os rapazinhos (Salvia microphylla) e a alfazema (Lavandula dentata) são alguns dos arbustos cultivados, podendo ser observados nas zonas ajardinadas.

O estrato herbáceo do parque é muito diversificado, encontrando-se por exemplo: o jacinto-dos-campos (Scilla monophyllos), as candeias (Arisarum vulgare), a erva-moira (Solanum nigrum), a erva-das-sete-sangrias (Lithodora difusa), as azedas (Oxalis pes-caprae) e o trevo-dos-prados (Trifolium pratense), que ocorre sobretudo na vertente a norte do Lago.


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.