Almada Digital
Mudar Língua para Inglês
   OK
Facebook Youtube Canal Móvel  
menu_home_directorio
utilities
Informações Úteis
Bilheteira
Submeter Informação
Sugestões e Reclamações
início > visitar
 
  Que Visitar  
  < voltar  
 
Frente Ribeirinha
Frente Atlântica
Cidade
 
  FRENTE ATLâNTICA  
 

alberto chaiça_grande

Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense



Rua Capitão Leitão 64
2800 - 133 Almada
Tel.: 21  272 97 50
email: academia.almadense@gmail.com
site: http://airfa.pt/index.php
ver localização



Fundada em 27 de Março de 1895, a Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense - AIRFA, nasceu de uma cisão entre os associados da Sociedade Incrível Almadense.

A cisão deu-se no ano de 1894 quando José Maria de Oliveira, seu grande dinamizador, iniciou as negociações para um novo edifício para a colectividade. Este imóvel era igualmente disputado pela Cooperativa Almadense, constituída por uma maioria de associados da Incrível.

Quando se dirigiu ao senhorio para efectuar a transacção, verificou que o mesmo já tinha sido vendido à Cooperativa.

José Maria de Oliveira cumpriu todos os seus compromissos para com a Incrível e, juntamente com outros associados, deixou aquela colectividade, fundando cinco meses mais tarde a Academia.

Em Assembleia propôs que os associados nunca criassem situações de conflito com os associados da Incrível.

A história da Academia Almadense é riquíssima em figuras ilustres e eventos, como foi o caso do Maestro Leonel Duarte Ferreira, músico emérito, introdutor da estrutura filarmónica na banda da colectividade e fundador de uma orquestra feminina de saxofones, única na Península Ibérica por altura da década de quarenta do século XX.

Outra figura marcante foi Augusto Sant'Ana de Araújo, o grande obreiro da construção da sede social e da sala de espectáculos (1942).

A Academia Almadense continua a afirmar-se no panorama associativo do concelho como uma colectividade importante, continuando a promover actividades diversas.

São exemplos significativos as piscinas, a ginástica, o judo, o atletismo, o ballet, as artes marciais e técnicas de defesa.

Na área cultural o grande relevo vai para as actividades musicais, com a iniciação, escola de música, Banda Filarmónica e Coro Misto.

A Academia é proprietária da maior sala de espectáculos do concelho, com capacidade para receber os mais diferentes géneros de espectáculos, desde teatro aos grandes concertos e óperas.


 

  < voltar  |  imprimir  |  enviar mail  
Logotipo de Acessibilidade | almadadigital | Contactos | Mapa do Portal | Ficha Técnica | FAQ's | Política de Privacidade
Promotores:
AlmadaNova Almada VelhaSMASMadan ParqueFCT