Almada Digital
Mudar Língua para Inglês
   OK
Facebook Youtube Canal Móvel  
menu_home_directorio
utilities
Informações Úteis
Bilheteira
Submeter Informação
Sugestões e Reclamações
início > visitar
 
  Que Visitar  
  < voltar  
 
Museus e Centros de Cultura
Igrejas e Capelas
Arte Pública
Parques e Jardins
Miradouros
Praias
 
  IGREJAS E CAPELAS  
 
        
naide gomes_grandeEnezaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, mais conhecida como Naide Gomes, nasceu em São Tomé a 10 de Janeiro de 1979.

Na freguesia do Feijó frequentou a Escola Preparatória da Quinta da Alembrança, dando logo nas vistas nas aulas de Educação Física, em particular nos saltos e nas corridas, vencendo quase sempre os rapazes.
 
É uma das atletas portuguesas com maior experiência e um currículo que lhe permite ser respeitada pelas suas adversárias.
 
Em 2000 esteve presente no Jogos Olímpicos de Sidney (100 metros barreiras) em representação de São Tomé e Príncipe.
 
Em 2001 representa Portugal pela primeira vez no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena onde obtém a medalha de Prata e o estatuto de vice-campeã da Europa de pentatlo.
 
Em 2004, ano dos Jogos Olímpicos de Atenas, Naide Gomes sagrou-se campeã mundial do Pentatlo de Pista Coberta no evento que decorreu em Budapeste (Hungria). Na Grécia terminou a prova do Pentatlo no sexto lugar.
 
Em 2005, Naide Gomes dedica-se apenas ao salto em comprimento e no Campeonato da Europa de Atletismo de Pista Coberta vence a medalha de ouro e o estatuto de campeã da Europa.
 
No Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta (2006), que decorreu em Moscovo, consegue a medalha de bronze. No mesmo ano alcançou no
Campeonato da Europa de Atletismo ao Ar Livre, em Gotemburgo, Suécia, a medalha de Prata. Ainda em 2006 alcança a medalha de Prata na Taça do Mundo que teve lugar em Atenas.
 
Em 2007 conquista pela segunda vez consecutiva, o título de Campeã da Europa de Atletismo de Pista Coberta no salto em comprimento.
 
Em Março de 2008 Naide Gomes conquista, em Valência, o título de Campeã do Mundo de atletismo de pista coberta na prova do salto em comprimento. A 19 de Agosto nos Jogos Olímpicos de Pequim, apesar de favorita para a medalha de ouro, falha a qualificação para a final.

No ano seguinte, em 2009, a atleta portuguesa disputa em Berlim o Campeonato do Mundo de Atlestimo, qualificando-se para a final com a melhor marca de entre todas as participantes. Apesar do seu grande momento de forma, na final da prova o seu melhor salto não ultrapassou os 6,77 metros, terminando a sua prestação em 4º lugar.

Em Março de 2010, Naide continua ao mais alto nível internacional e alcança a medalha de prata, com um salto de 6,67 metros, no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Doha, no Qatar. Em Julho deste mesmo ano, a atleta alcançou a marca de 6,92 metros, ocupando o 2º lugar do pódio no Campeonato da Europa de Pista.
                 
  < voltar  |  imprimir  |  enviar mail  
Logotipo de Acessibilidade | almadadigital | Contactos | Mapa do Portal | Ficha Técnica | FAQ's | Política de Privacidade
Promotores:
AlmadaNova Almada VelhaSMASMadan ParqueFCT