Alojado no Núcleo Empresarial de Almada Velha (NEAV) desde setembro de 2002, o Atelier de Joalharia de Eduardo Paulo Ventura é uma iniciativa que respondeu ao desafio empresarial, propondo-se revitalizar a arte tradicional da joalharia portuguesa através da formação qualificante de profissionais e iniciados nesta área.
Nos cursos ministrados pelo Atelier os formandos entram em contacto com os métodos artesanais da joalharia, desde a depuração e liga de metais à criação de peças únicas, originais e criativas.
Durante 36 meses, o projeto foi acolhido numa das salas de escritório em regime de ninho de empresas, onde consolidou a sua atividade, recandidatando-se posteriormente a um dos espaços de maior dimensão, disponíveis na área comercial do NEAV.
O espaço funciona como sala de formação e galeria, mantendo uma exposição permanente das peças criadas pelos formandos. Durante o ano, o Atelier organiza ainda diversas exposições em Almada e noutros concelhos, divulgando a arte da joalharia tradicional.