Autor: Clara Menéres Data da inauguração: 4 de novembro de 2001 Localização: Rua Cidade de Ostrava, Pragal, frente à Junta de Freguesia
Esta peça em aço inox desenhada por Clara Menéres é composta por três elementos tubulares que representam o trio de valores na base do Poder Local: Liberdade, Democracia e Solidariedade.
Liberdade, Democracia e Solidariedade é uma obra integrada nas comemorações dos 25 anos do Poder Local.
como chegar
Monumento a Fernão Mendes Pinto (escultura)
Autor: António Duarte Data da inauguração: 31 de dezembro de 1983 Localização: Largo Fernão Mendes Pinto, entre a Rua Cidade de Ostrava e Rua Direita, próximo da Escola Primária do Pragal
Peça em bronze idealizada por António Duarte onde a imagem de Fernão Mendes Pinto é apresentada com os objetos que o caracterizam: um pergaminho na mão esquerda, aludindo a sua obra literária, e ainda uma faca, bolsa à cintura e um colar honorífico.
A passagem de Fernão Mendes Pinto pelo Pragal reporta ao, período compreendido entre 1570 e 1578, momento em que adquiriu uma quinta para residir com a família, local onde redigiu a sua obra maior, A Peregrinação.
como chegar
Cristo Rei(monumento)
Autor: Francisco Franco Data da inauguração: 17 de maio de 1959 Localização: Avenida do Cristo Rei, Pragal
Situado numa elevação topográfica frente ao Tejo, o pórtico gigante com 76 metros de altura em betão armado, foi construído com base na promessa dos Bispos de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, na esperança de manter o país afastado da II Guerra Mundial.
Em 1949, foi colocada a primeira pedra, mas a sua construção apenas teve início em 1952. Na época considerou-se que a importância nacional do Santuário, em termos religiosos e de afluência de peregrinos, era tal que toda a área envolvente foi alvo de um Diploma Legal que a tornou zona non aedificandi.
Atualmente, este símbolo de gratidão pela Paz, é o terceiro maior lugar de peregrinação da Península Ibérica, a seguir a Santiago de Compostela e ao Santuário de Fátima.
como chegar
Homenagem a Leonardo da Vinci (escultura)
Autor: Miro Slav Data da inauguração: 25 de novembro de 1991 Localização: Rua Cidade de Ostrava, Pragal
Sendo Almada geminada com a cidade de Ostrava, na República Checa, a opção pelo local de implantação desta escultura, de um artista checo, evoca um certo sentido alegórico.
Implementada numa zona ajardinada, a “Homenagem a Leonardo da Vinci” é a representação de uma figura esculpida em bloco, sem polimento da pedra e onde são visíveis e expressivas as incisões realizadas.
O rosto da figura é pouco expressivo e desfigurado, notando-se uma intencional desproporção na representação dos pés.
como chegar
Fonte das Nuvens (escultura)
Autor: José Mouga Data da inauguração: 9 de outubro de 2004 Localização: Confluência da Rua Câmara Pestana com a Rua D. João de Castro, Pragal
Inaugurada no Dia Nacional da Água, a “Fonte das Nuvens” representa segundo o escultor José Mouga a “relação céu/terra pelos caminhos da chuva”, prestando assim a devida homenagem a este bem precioso, mas muitas vezes esquecido, a água.
Nesta fonte onde as nuvens de aço polido ligadas se ligam a um pórtico também de aço mas da cor da terra, mineral e densa, recortado em forma de suaves montes. Da separação destes escorrem “fios de água” que se vão enrolar em espirais indisciplinadas até um pequeno lado azul.
É o ciclo da água, onde a chuva que cai das nuvens retorna à terra, percorre rios, evapora e regressa às nuvens.
como chegar
Evocação de Fernão Mendes Pinto (painel em relevo)
Autor: Francisco Bronze e Jorge Pé-Curto Data da inauguração: 1985 Localização: Rua Direita, Pragal
Este conjunto integra um painel constituído por desenho inciso em argamassa em fresco e pintura em cimento com pó de perda, pigmentos, incisões e incrustações de vidros da Arrábida, de Francisco Bronze, e um abrigo escultórico em cimento, utilizado como paragem de autocarro, de Jorge Pé-Curto.
Esta plataforma protetora e os bancos incorporados conjugam-se de forma equilibrada com as formas definidas a cinzento, branco, creme e amarelo, assim como com as rochas e as conchas incrustadas.
O painel em relevo estabelece uma relação/viagem entre os últimos anos de vida de Fernão Mendes Pinto, vividos no Pragal, e a sua obra “peregrinação”.