Almada Digital
Mudar Língua para Inglês
   OK
Facebook Youtube Canal Móvel  
menu_home_directorio
utilities
Informações Úteis
Bilheteira
Submeter Informação
Sugestões e Reclamações
início > visitar > Que Fazer > Percursos Pedestres
 
  Que Fazer  
  < voltar  
 
Silêncio que se vai cantar o Fado
Na Crista das Ondas
Golfe
Na Rota dos Núcleos Históricos
Percursos Pedestres
Salus Per Aquam
Ir às Compras
 
  PERCURSOS PEDESTRES PELA ARRIBA FOSSIL  
 

Durante todo o ano, o Instituto de Conservação da Natureza organiza percursos pedestres para que possa descobrir um exemplo ímpar do património geológico e geomorfológico nacional da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Com uma extensão de cerca de 13 km, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, a Arriba Fóssil encontra-se sujeita a uma permanente erosão provocada por factores naturais (chuva, vento) e antrópicos (pisoteio) que vão desagregando a sua morfologia atribuindo-lhe formas curiosas.

Devido à proximidade do oceano atlântico, da serra da Arrábida e do estuário do rio Tejo, a Arriba Fóssil tem durante todo o ano temperaturas bastantes amenas variando entre os 19,8ºC no verão, no mês de agosto, e o mínimo 9,4ºC no inverno, no mês de janeiro. 


Trilho Verde da Mata Nacional dos Medos
Extensão: 1,2 km
Duração: 1h
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de itinerário: Linear, circular
Ponto de Partida / Chegada: Parque de Merendas do Zimbral


Neste trilho para além do contacto direto com a mata, pode observar a espécie vegetal dominante, o pinheiro manso que em conjunto com a sabina da praia levou à classificação desta mata como reserva botânica.

Aqui encontra-se a elevação mais alta do aceiro, duna que faz parte do sistema dunar antigo, formado há cerca de 2000 anos por ventos predominantes de Oeste.

No final do aceiro, na crista da arriba, encontra-se o miradouro, do qual pode avistar-se a linha de costa até Sintra, bem como, a vila da Costa de Caparica, as praias e a Mata das Dunas com o seu extenso acacial.

De regresso ao parque de merendas pode observar-se os montes de areia remexida, deixados pelas toupeiras, bem como, apreciar o canto das aves.


Trilho Azul da Mata Nacional dos Medos
Extensão: 2,2 km
Duração: 2h
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de itinerário: Linear, circular
Ponto de Partida / Chegada: Parque de Merendas do Zimbral

O Trilho Azul apresenta-se com igual percurso do Trilho Verde até ao miradouro. De regresso ao aceiro, na direção Sul, encontra-se um caminho que, junto à crista da arriba, permite chegar ao segundo miradouro.

Deste miradouro pode avistar-se o Cabo Espichel.


percursos pedestres_arriba fossilpercursos pedestres_mata dos medos

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil

Mata Nacional dos Medos


  < voltar  |  imprimir  |  enviar mail  
Logotipo de Acessibilidade | almadadigital | Contactos | Mapa do Portal | Ficha Técnica | FAQ's | Política de Privacidade
Promotores:
AlmadaNova Almada VelhaSMASMadan ParqueFCT