Estação da Biodiversidade do Parque da Paz seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

No dia 28 de Abril foi inaugurada a Estação da Biodiversidade do Parque da Paz (EBIO Parque da Paz). Venha conhecer este novo recurso de sensibilização ambiental do Município de Almada.
 
O que é uma EBIO?

As EBIO são percursos pedestres curtos, com sinalética informativa sobre a fauna e flora mais importante que pode ser observada no local.
 
Estão situadas em sítios de elevada riqueza biológica, representativa dos habitats mais característicos da região, em que a sinalética existente funciona como guia de campo.
 

EBIO Parque da Paz pioneira a nível nacional

A EBIO Parque da Paz é composta por um percurso pedestre circular, de 2 km, sinalizada por painéis informativos, que dão a conhecer algumas das espécies mais emblemáticas de animais e plantas existentes neste parque, com particular destaque para as aves, répteis, anfíbios e mamíferos, bem com plantas em flor e insetos.
 
EBIO Parque da Paz - Painel de enquadramento 1EBIO Parque da Paz - Painel de enquadramento 2EBIO Parque da Paz - Marco sinalizador
EBIO Parque da Paz - Painel temático 1EBIO Parque da Paz - Painel temático 2EBIO Parque da Paz - Painel temático 3
EBIO Parque da Paz - Painel temático 4EBIO Parque da Paz - Painel temático 5EBIO Parque da Paz - Painel temático 6

Resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o TAGIS, Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Enquadra-se no Plano de Ação Local para Biodiversidade e na Estratégia Local de Educação e Sensibilização para a Sustentabilidade, de iniciativa municipal.

A Estação da Biodiversidade do Parque da Paz integra a rede EBIO de Portugal, sendo apenas a s
segunda EBIO a ser criada na Área Metropolitana de Lisboa e a primeira em contexto inteiramente urbano, assumindo-se, neste aspeto, como pioneira a nível nacional.
 

O que é a Rede EBIO?

A Rede EBIO é um projeto de âmbito nacional, que integra todas as Estações da Biodiversidade (EBIO), abertas ao público, de norte a sul de Portugal.
 
É um projeto da autoria do TAGIS e do cE3c, responsáveis pelos conteúdos científicos das EBIO e pela organização e divulgação da rede (www.ebio.pt), contando ainda com a colaboração de várias entidades e diferentes promotores em todo País.


Venha visitar a EBIO Parque da Paz e descubra a fantástica biodiversidade do grande pulmão da Cidade de Almada!




Mais informações:
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade
Rua Bernardo Francisco da Costa, 40, 2800-029 Almada
Tel: 21 272 25 18
 


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir